Cultura - Ritual Ma'nene

quarta-feira, outubro 21, 2015

Existem milhares de pessoas pelo e mundo e todas elas com culturas diferentes. O que pode ser coreto pra um é inaceitável pra outros.

O Ritual Ma'Nene que acontece na província de Tana Toraja, em Sulawesi na Indonésia, é um bom exemplo disto. Quando uma pessoa morre, o corpo é mumificado e sepultados na rocha, deixando assim, corpo preservado.

O Festival (ou ritual) não tem data definida, mas acontece normalmente na segunda quinzena de agosto, e nesse tempo as pessoas voltam a ver seus falecidos entes queridos. É isso mesmo que você entendeu, os mortos são desenterrados.

Os corpos mumificados recebem novas roupas e são limpos. Este evento serve para as pessoas "encararem" a morte, e não é algo que da medo, mas serve para que a família continue conectada com o parente falecido.

“Para os moradores, é sinal do amor que ainda compartilham com aqueles que já faleceram, mas ainda estão presentes espiritualmente. [...] É uma forma de mostrar-lhes o respeito por deixá-los saberem que eles ainda são membros do grupo familiar, e ainda ocupam um lugar importante na sociedade local.”                                                                                                                            (Paul Koudounaris, fotógrafo que registrou algumas fotos abaixo)


ATENÇÃO!!  
AS FOTOS ABAIXO PODEM SER PESADAS PARA PESSOAS SENSÍVEIS. 



(Foto: Paul Koudounaris)

 (Foto: Elang Herdian/AP)

(Foto: Paul Koudounaris)

(Foto: Elang Herdian/AP)

(Foto: Paul Koudounaris)

(Foto: Paul Koudounaris)

(Foto: Paul Koudounaris)

(Foto: Paul Koudounaris)

(Foto: Paul Koudounaris)



O Ma'Nene para a maioria de nós (brasileiros) pode parecer estranho, mas é realmente incrível ver como outras culturas encaram algo, que pode chegar a nos dar medo, de uma forma tão simples.
Deixe nos comentários o que achou sobre este costume!! 

Leia também

0 comentários

Siga-nos no Facebook


Informações

Bazar de Fotos © 2015
Escrito por Amarílis, Emanuela e Gabriel

Todas as imagens (exceto as com marca d'agua Gabriel Kozyrski) são retiradas da internet. Caso alguma seja de sua autoria, nos avise!